16 de maio de 2013

Let's talk about | Parcerias!

Olá amores,

Decidi criar uma nova rubrica no blog, a "Let's talk about". Esta rubrica vai abordar vários temas, que podem estar relacionados com o blog ou não, todos eles mais sérios e (espero eu) do vosso interesse. Temas mais sérios. Serão posts de opinião, digamos assim, e eu espero que vocês partilhem a vossa opinião comigo nos comentários, sim?

Vamos começar com o tema parcerias. Este é um assunto sobre o qual muita gente tem curiosidade, quer tenha um blog/youtube/etc quer não tenha e goste só de ver os dos outros. É um dos temas sobre o qual recebo mais perguntas e dúvidas, por isso já ando para falar sobre ele há algum tempo e hoje é o dia.



O que é uma parceria?

Para começar é importante referir que uma parceria existe para que as duas partes saiam a ganhar. Neste caso, tanto a empresa que patrocina a blogger/youtuber/etc como a própria blogger/youtuber/etc tem de ganhar algo com esta colaboração e cooperação. Uma colaboração em que só uma destas partes ganha não é parceria alguma! Numa parceria é importante que ambas as partes estejam em sintonia, gostem do trabalho de cada uma e consigam comunicar bem, sem interferências e conflitos.

 

Maneiras para conseguir uma parceria?

Muitas meninas querem saber como conseguimos parcerias quando temos um blog/etc e existem duas maneiras para o fazer. A primeira é sermos nós próprias a contactarmos a empresa. A segunda é ser a empresa a contactar-nos. A verdade é que sabe muito bem quando é a empresa que nos contacta a dizer que gosta do nosso trabalho, que se identifica e que quer fazer uma parceria connosco. Porém, quando começamos um blog/etc é muito difícil uma empresa entrar em contacto connosco, porque somos novas na área, ainda não temos muitos seguidores nem visualizações, e isso tudo conta muito para as empresas. Eu sou apologista de que se achamos que o nosso blog tem qualidade e se gostamos do trabalho da empresa, então devemos tentar a nossa sorte, até porque o não é garantido e não perdemos nada em tentar. Há quem ache que está mal sermos nós a contactar a empresa, porque acha que parece que estamos a pedir um favor, mas a verdade é que a empresa não é uma instituição de caridade e se ela aceitar fazer uma parceria connosco é porque, à partida, vê a hipótese de ganhar algo também com essa parceria. Eu posso dizer-vos que a parceria que tenho com a Sigma e com a Oasap, tenho-a porque eu própria contactei as empresas. O resto das parcerias, como a ChicNova, SheInside, Romwe, Moda&Beleza, Magic Biju, Deemak, Orimania, etc. foram as próprias empresas/meninas que me contactaram.

 

Critérios de escolha de parceiros?

 Quando as empresas escolhem um blog/etc para ser seu parceiro dão atenção a vários factores, como: visitas diárias e seguidores das várias plataformas que essa blogger tenha. Porém, eles também dão muita importância a três factores que são muitas vezes esquecidos: a frequência dos posts, a sua qualidade e os temas que abordam. O facto das empresas darem importância aos temas que abordamos no nosso blog/etc é lógico, porque imaginem que eles vendem maquilhagem e o nosso blog/etc fala apenas de roupa ou vice-versa, ou até que nós até falamos de maquilhagem no blog/etc mas só de vez em quando e a empresa queria que isso acontecesse com mais regularidade. Em relação à frequência dos posts, tem a ver com o facto das pessoas se apegarem mais aos blogs/etc que mostram conteúdo novo continuamente. Ninguém gosta de ir a um blog/etc 3 vezes e dessas 3 vezes não encontrar novidade alguma. É mais difícil as pessoas seguirem assiduamente um blog/etc que só é actualizado 2 ou 3 vezes por mês. E para as empresas é importante essa regularidade, para que também o seu nome esteja presente várias vezes. Quanto à qualidade dos posts, é realmente muito subjectiva e depende daquilo que as empresas pretendem e vendem, os critérios podem variar, mas algumas empresas dão muita importância a isso, a nível da linguagem e imagem (se as fotografias estão nítidas, se são criativas, etc.).

 

O que se ganha com parcerias e o que as empresas pedem?

Normalmente, nestas parcerias que eu tenho, recebo produtos para que depois possa mostrar (no caso da roupa) e fazer reviews (no caso da maquilhagem, produtos para pele e cabelo). Mas há também quem receba dinheiro para falar de produtos ou para fazer publicidade. Isso já acontece em alguns casos cá em Portugal, mas no Brasil e EUA isso é muito recorrente e as meninas que recebem produtos recebem também dinheiro para depois falarem deles. Por isso é que muitas delas conseguem viver só do blog/etc, como se fosse um trabalho mesmo, com rendimento.


E quando não gostam do produto? Podem dizer que não gostaram?

Uma coisa que faço questão de dizer quando alguém me contacta para propôr uma parceria é que todas as minhas opiniões sobre o que me mandarem serão sinceras. Ou seja, se eu gostar imenso do produto vou dizer maravilhas, mas se eu o detestar também o direi. Digo logo isto que é para a empresa ficar a saber como funcionam as coisas comigo e caso não queiram, não mandam nada. Sei que há empresas que ficam chateadas quando se fala mal dos produtos que enviam (já ouvi umas quantas histórias), mas a mim nunca me aconteceu isso. Quem me segue há algum tempo já leu aqui no blog opiniões más acerca de produtos que me enviaram, sobre roupa ou produtos de beleza, e nunca uma parceria ficou chateada comigo nem referiu isso e eu fico muito contente por isso. Essa atitude também depende de blogger/etc para blogger/etc, pois sei que há meninas que quando não gostam de um produto optam por não falar dele, sei que há muitas bloggers que preferem assim. Já eu gosto tanto de partilhar as minhas boas opiniões como as más, porque tanto umas como outras vos podem ajudar. Sendo que é bom que quem me lê tenha a noção que tanto um produto que funciona muito bem em mim pode funcionar pessimamente noutra pessoa e um produto que funciona muito mal comigo pode fazer maravilhas com outra pessoa. Eu só opto por não dar a minha opinião quando não consigo ter uma opinião consistente sobre o produto. Não sei se já vos aconteceu, mas a mim às vezes acontece testar um produto e não saber bem se gosto ou não e é aí que opto por não falar.



Quando recebem um produto têm mesmo de falar sobre ele no blog/etc?

Quando temos uma parceria estabelecida com uma empresa e recebemos algo, o suposto é mesmo fazer uma review ou mostrar esse produto num outfit, dependendo do que é o produto. Não posso falar pelas outras meninas (nem nesta nem nas outras respostas, claro está), mas eu já deixei algumas coisas para mostrar. Como disse anteriormente, quando um produto é um "nim", ou seja, nem me deixa com uma opinião positiva nem negativa, não me aquece nem me arrefece, nem sei bem o que penso dele, opto por não fazer a review. Também já me aconteceu com dois ou três items de roupa, que os pedi mas depois achei difíceis de usar ou usei e não cheguei a tirar fotografias e depois esqueci-me. Essas parceiras que me enviaram as peças de roupa não acabaram a parceria comigo, pois não é uma coisa que aconteça regularmente. Mas acredito que se vocês começarem a fazer disso (não mostrar nem falar sobre o que recebem) um hábito as empresas vão acabar por terminar com a colaboração existente. Até porque, como frisei na primeira pergunta, uma parceria caracteriza-se pela expressão "win-win", os dois lados ganham, e o que as empresas ganham por darem produtos a bloggers/etc é verem o seu nome/loja/produtos exposto e publicitado, terem visibilidade.


E se quiserem terminar uma parceria?

Normalmente, para terminarmos uma parceria apenas temos de retirar o banner (aquelas imagens que estão na barra lateral) do nosso blog. Mas há lojas/empresas em que não há a obrigatoriedade de ter um banner deles no blog e aí esse método já não funciona. Eu acho que se é para terminar uma parceria devemos contactar a pessoa que fala connosco e explicar-lhe que queremos acabar com a nossa colaboração, se quisermos podemos dar uma justificação e até agradecer, caso tenhamos gostado de ter uma parceria com ela.


No próximo "Let's talk about" estou a pensar falar sobre a divulgação de blogs/etc. Que vos parece? Interessadas?

Acharam útil este post? Gostaram desta nova rubrica? =)

26 comentários:

  1. Adorei! Super interessante! Olha quando contactas as lojas estrangeiras, como é que as contactas(por email??) Que língua falas com essas mesmas lojas estrangeiras?? (portugues ou ingles??) Es linda!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste! :) Sim, contacto as lojas por e-mail, assim como elas fazem comigo e falo em inglês. Obrigada! ^.^

      Eliminar
  2. Adorei o post e adorei a ideia do próximo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste! :) O próximo está a demorar a sair, mas a ver se o faço em breve... beijinhosss

      Eliminar
  3. Gostei imenso deste post! Muito informativo.
    :)


    *

    ResponderEliminar
  4. Gostei do post, no entanto acho que é necessário saber-se separar um blog que é suposto ser um sítio de partilha de uma revista que apenas serve para se publicitar as marcas. *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Um blog é um sítio para partilharmos opiniões e gostos, não só para partilharmos novidades de certas marcas. Há por aí blogs portuguesas que em 10 posts 7 são de publicidade a marcas e não os sigo precisamente por isso. Tem de haver um equilíbrio, como em tudo na vida. Tudo o que é excessivo ou faz mal ou acaba por enjoar.

      Eliminar
  5. Adorei Mónica só tenho uma pergunta. Quando contactas empresas como Sigma, Romwe e Oasap falas sempre em inglês, certo? beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste. :) Sim querida, sempre em inglês. beijinhosss

      Eliminar
  6. Muito interessante mesmo :)

    *kiss kiss*

    http://dearlipstickblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Olá querida, olha eu gostei desta ideia :)
    acho que também é importante falarmos de outros assuntos

    beijinhoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Ainda bem que gostaste e fiquei feliz por muita gente gostar. :) beijinhosss

      Eliminar
  8. Muito Interessante!
    E a dica para a próxima rúbrica é óptima ;)
    Beijinhos
    http://nicegirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste Daniela. :) A ver se faço o próximo post desta rubrica em breve... beijinhosss

      Eliminar
  9. Olá!! :)
    Venho por este meio dar a conhecer a todos o meu trabalho de DESENHO e ARTESANATO URBANO. Assim como o trabalho de MODA e COSTURA da minha mãe.
    Peço a todas que me ajudem a espalhar a mensagem para que o meu trabalho possa crescer!
    Neste momento tenho uma EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM BRAGA!
    Aqui ficam as páginas de facebook: https://www.facebook.com/AngieShopOnline
    https://www.facebook.com/angelaoliveiraportfolio
    https://www.facebook.com/pages/Deolinda-Oliveira-Atelier/198710846919437

    Obrigada e beijinhos! :)
    Ajuda a partilhar a mensagem, por favor <3

    ResponderEliminar
  10. Olá gostei muito do teu artigo, e a ideia para o novo é muito bem conseguida pois pessoas como eu que criei o meu blog à pouco tempo nailsandotherthings.blogs.sapo.pt ,precisam urgentemente dessas dicas.

    Obrigada e beijinhos*
    E ajuda-me a divulgar o meu blog sfv.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Que bom que gostaste, fico muito contente. :) beijinhosss e espero ter ajudado

      Eliminar
  11. Olá (:
    Achei muito interessante este post, continua com esta rubrica.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vepa. Fico contente por teres achado interessante o post. Espero que gostes dos próximos! :) beijinhosss

      Eliminar
  12. Oiii, eu adoro os teus videos e os teus posts, es mt bonita :))))))
    Podes-me dizer qual é o modelo do teu telemóvel pff, obg lindah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana. Fico muito feliz por saber que gostas dos meus vídeos e dos posts, espero que continues a seguir! ^.^ O meu telemóvel é o Ascend P1 da Huawei. :)

      Eliminar
  13. Muito obrigada, foi muito útil :D

    http://3sweetstyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

♥ Obrigada pela visita e pela tua opinião! ♥