7 de abril de 2012

O cabelo e a pele habituam-se aos produtos?

Olá leitoras!

Oiço muitas vezes as pessoas dizerem "Tive de trocar de shampoo, porque o cabelo habituou-se e agora já não faz nada." ou "O meu creme hidratante era muito bom, mas agora a pele habituou-se e já não faz o que fazia antes". Não só oiço, como também já o disse muitas vezes.


A verdade é que não é o cabelo ou a pele que se habituam aos produtos!

E perguntam vocês "Não é Mónica? Então, mas eu noto diferença... Isso deve-se a quê?"

A diferença que vocês notam do que o produto fazia primeiramente para o que faz já no fim, não tem a ver com a habituação, mas sim com a mudança de necessidades que o nosso cabelo e a nossa pele têm. Ou seja, o nosso cabelo e a nossa pele precisa de diferentes nutrientes e compostos para que estejam em equilíbrio. Acontece que em diferentes épocas do ano ou mesmo em diferentes épocas da nossa vida, onde podemos andar mais nervosas e alteradas ou mais calmas, essas necessidades de nutrientes alteram-se e, em vez de necessitarem do nutriente X que está no produto que vocês estão a usar eles precisam do nutriente Y que está noutro produto.

É muito habitual sentir-se essa diferença na actuação de shampoos, máscaras e cremes hidratantes para o rosto. Quando assim é, é bom mudar de creme, shampoo, máscara ou outro produto...

Outra questão frequente é a utilização de toda a gama de produtos de uma mesma marca. Isto é, muitas pessoas pensam que quando se usa o shampoo de uma marca devemos utilizar o condicionador da mesma marca, bem como a máscara e por aí fora... Mas isso não é obrigatório! Todas nós já tivemos a experiência de experimentar vários produtos de uma marca e de não termos gostado de todos, certo? Por isso, podemos usar os vários produtos da nossa rotina de cuidado de pele e de cabelo de várias marcas ou várias gamas, desde que sejam todos eles adequados ao nosso tipo de cabelo e pele.

Sabiam disto meninas? Eu fiquei a saber disto há uns meses e achei que seria interessante partilhar! =)


8 comentários:

  1. Sou uma dessas pessoas, digo sempre isso passado algum tempo de utilizar. :(
    Compreendo o que dizes e tens toda a razão. Obrigado pelo esclarecimento. :)

    Beijinho

    Giveaway - transparent cuffs

    ResponderEliminar
  2. Eu uso shampos e mascaras de marcas diferentes, e nao sinto necessidade de mudar por habituação, apenas mudo porque gosto de experimentar produtos novos. Mas chego a usar muito tempo os mesmos produtos se gostar deles

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha.
    Sem dúvida que fiquei esclarecida ;)

    ResponderEliminar
  4. Bom tópico querida! Já me tinha perguntado várias vezes se isso da "habituação" seria mesmo assim... Acontece-me muito os produtos do cabelo deixarem de fazer o mesmo efeito e nem sempre a mudança para outro produto resolve o problema, agora já percebo porque. Obrigada por partilhares. :)

    ResponderEliminar
  5. Achei o Post super interesante Mónica.. E cncordo plenamente contigo.
    Uma altura decidi ir à farmaci comprar uma gama de produtos para acalmar a minha roacea... e a farmaceutica aconcelhou me a nao comprar a gama completa precisamente para poder utilizar outros produtos que pudesses benefeciar a mnha oele com outro tipo de ingredientes e para resolver os demais problemas... como o excesso de oleosidade ou o acne.
    Acho importante variar de produtos não porque o cabelo ou a pele se habitue a eles mas sim, como muito bem disseste, para dar à nossa pele ou cabelo diferentes nutrientes ou vitaminas. :D
    Adorei o Post**

    ResponderEliminar
  6. E escreveu certinho e direitinho a minha menina...sim senhora =)
    É um facto q a pele é quem manda em termos de oleosidade e secura geranl seja no corpo ou cabelo e ela sim é q se pode "habituar" ou simplesmente não precisar de x ou y nutriente =)

    Obrigada também pelo apoio =')

    beijinho e boa Páscoa <3

    ResponderEliminar
  7. isto de ir mudando de produtos na nossa face/pescoço também resulta! Experimentei à pouco tempo ir intercalando os produtos diários e nota-se logo a diferença :)

    ResponderEliminar
  8. Sofia Carvalho » A mim também me acontece muita vez! De nada. =) beijinhosss

    Di* » Eu sinto muitas vezes a necessidade de mudar, sobretudo no que toca ao cabelo.

    Márcia » De nada querida! =)

    Miss Rocher » Ah, que bom que assim te pude esclarecer! =)

    Cat, a Framboesa » Que bom que achaste interessante. Eu tive curiosidade em saber e depois achei que seria bom partilhar. =) beijocasss

    Né » De nada minha querida, sempre às ordens! =) beijinhosss

    inês » Claro que sim! Sempre que vemos que algo já não está a resultar/ajudar, o melhor é mesmo trocar! =)

    ResponderEliminar

♥ Obrigada pela visita e pela tua opinião! ♥