15 de dezembro de 2012

O que descobri! » Lua ou Sirius?

Olá leitoras,

Hoje descobri uma coisa que me fez ficar piursa e, ao mesmo tempo, me pôs a rir. Vamos começar do início, acho que esta é sempre a melhro solução para contar algo. :)

Há coisa de 3 semanas, limpei a casa-de-banho dela e deixei o saco com o xixi e cocó ao lado da casa-de-banho que era para, à noite, ir pô-lo ao lixo. Umas horas depois, vejo a Lua ir lá raspar, estava a fazer aquilo que eles fazem quanto tapam xixi ou cocó ou até mesmo comer. E eu achei estranho, mas pensei que era por causa do cheiro... Quando fui tirar o saco de lá, reparei que algum tinha lá feito xixi. Limpei tudo e pronto.
Há coisa de 2 semanas, a Lua sempre que ia à minha secretária punha-se a tapar um amontoado de coisas que lá estavam. E eu achei aquilo estranho, mas ela às vezes tem atitudes esquisitas e por isso não liguei.
Hoje andei a limpar a casa-de-banho de cada um (atenção que limpo-a dia-sim-dia-não, mas para o caso não interessa) e ao lado da casa-de-banho dela tinha as minhas galochas novas (ainda não mostrei :P) e ela começou a tapá-las. E eu achei aquilo muito estranho... Fui ver e uma das minhas galochas vermelhas estava com xixi por fora!
Vai daí e lembrei-me de ir ver a secretária, para ver se ela também tinha razão para andar a tapá-la... Andei a tirar tudo (estava uma bagunça lol) e quando chego ao saco da Pandora (onde veio a peça que a minha melhor amiga me deu)... vejo que está com xixi!!!

A Lua só fez xixi sem ser na casa-de-banho uma vez, quando era pequena e ficou a dormir no quarto dos meus pais com a porta fechada e eles não lha abriram quando ela miou, porque não perceberam para que era. Portanto, tenho quase a certeza que é  o Sirius que anda a fazer xixi aqui pelo quarto e sem ser na casa-de-banho... Cá para mim anda a marcar o território por causa dela... Isto só comigo!


E claro que o quarto está todo limpinho e agora vou andar de olho neles para ver se tenho a certeza de quem anda a ser porquito... lol

18 comentários:

  1. Os gatos (machos) são conhecidos por isso...têm muito o hábito de fazer tropelias dessas para marcar território.
    Não sei se é já, mas prepara-te para a época do Cio...eles nessa altura são terríveis. :/

    ResponderEliminar
  2. Se ele esta em idade manda capalo e isso resolve o problema de marcar territorio, agora as femeas tambem o fazem por ciumes ao gato novo. Depois que eles comecam a marcar e muito dificil faze los parar porque mesmo depois de limpo eles conseguem sempre cheirar e isso atraios a ir ao mesmo sitio.

    ResponderEliminar
  3. Mónica cuidado!
    Eu tive de me desfazer dos meus porque andavam a fazer isso em todo o lado, mas todo MESMO! Almofadas da cama, documentos, livros, sofás, mesas.. a nossa mesa da cozinha foi desinfectada umas 10 vezes num mês porque eles faziam em todo o lado.. É um perigo, e o pior, é que a única coisa a fazer para eles pararem é serem castrados, não há castigo que valha, como sabes.
    E quase de certeza que é o gatinho porque os machos é que fazem isso.

    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Julgo uma vez te ter questionado pelo facto de serem castrados ou não...Não me recordo se foi a ti eheh Mas acho que sim!
    Tanto a gata, como o gato, poderão fazer marcação de território. Tens de estar atenta aos sinais... Se começam a marcar território a sério, não fazem como se estivessem a urinar normalmente, urinam em spray (chamado "spraying") e é tipo borrifo contra paredes, tecidos e etc... Não o fazem diretamente para o chão, mas sim para cima :P Torna-se desagradável.

    Mesmo que castres um, outro terá sempre as hormonas a rolar, o que poderá levar a estas chatices... :/

    Vai estando atenta ;)

    ResponderEliminar
  5. Pode acontecer mas ensinado vai lá. Mas por favor nao faças como a menina que escreveu aqui que se desfez dos dela porque tinham esse problema. E se um filho desta menina fizesse chichi na cama ou nas cuecas será que ela tambem se desfazia dele??! Enfim..Haja vergonha!...

    Beijinho grande, Monica desculpa o off topic mas há coisas que me tiram do sério.

    ResponderEliminar
  6. Olá Mónica é muito chato o que se está a passar ,porque o xixi deles é bem capaz de tornar as coisas impossíveis de se salvar ,como já me aconteceu a almofadas .
    Eu tenho uma gata e um gato e realmente ,qualquer um deles pode estar a fazer isso ,a Lua pode estar a marcar ,porque é mais antiga na casa ehehe o Sirius pode estar a entrar na adolescência eheh e andar a marcar tudo ,por causa da Lua ,acho que vais ter de esterilizar pelo menos o macho para evitar os xixis ,quanto ao cio nas gatas é uma sessão de opera autentica eheh.
    a minha Riscas tb nunca faz xixi fora da wc dela ,mas apanhei a uma vez ou duas a fazer na porta do wc quando me esqueço de tirar os excessos lol,como quem diz limpa senão eu faço aqui no chão :)
    boa sorte ,beijocas grandes

    ResponderEliminar
  7. Andy, um perigo é haver pessoas com uma mentalidade como a sua porque desfazer-se de animais por marcarem território quando hoje em dia há VÁRIAS soluções para o problema so demonstra falta de conhecimento em relação ao assunto. E depois vem falar com toda a certeza do mundo. "E quase de certeza que é o gatinho porque os machos é que fazem isso." Para sua informação existem muitas gatas que marcam território não é assim tão raro quanto se pensa. principalmente em gatas que não são castradas. E sei que este é o caso da lua. Quanto ao sirius é normal que chegada a idade "adulta" comece a marcar território principalmente havendo uma gata em casa que não é castrada.
    Sei também que a lua já teve problemas renais e urinar fora da caixa pode estar relacionado com isso.. depende da maneira como urina (a arca trapos explicou bem).
    Na minha opinião deverias castrar os dois porque alem do problema parar previne variadissimas doenças. E tem outra coisa se passar muito tempo pode tornar-se um problema comportamental e ai mesmo castrado pode continuar.
    Sei que é complicado (financeiramente) castrar os dois mas castar apenas o gato não é tão caro assim e ajuda a resolver o problema até porque cheiro de urina de gato inteiro é terrível.

    Espero que tenha sido util
    Beijos**

    ResponderEliminar
  8. Penso que seja o Sirius normalmente acontece quando não são castrados e marcam o território, na presença se fêmeas. Isso acontecia com os meus gatos. Tenho 2 gatas, agora, e são super ansiadas. No entanto o facto de serem castrados não é impeditivo d'eles marcarem território,mas não é com tanta frequência porque deixam de ter esse impulso. Notei isso quando castramos o gato da minha mãe.
    Espero q melhor dos impulsos..eheh
    Bjinhos***

    ResponderEliminar
  9. Olá Mónica, eu tenho dois gatos e mais ou menos quando eles fizeram 6 meses levei-os para serem castrados, é remédio santo! ficam mais mansos e já não fazem xixi por todo o lado.

    ResponderEliminar
  10. desculpa ter eliminado o meu comentário, mas só agora que o li é que vi que estava cheio de erros, lol tenho que ler antes de enviar. O melhor que tens a fazer é castrar.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. HAHA eu tinha um puff no quarto, e as minhas gatinhas antes de serem castradas fizeram xixi lá numa das vezes que tavam com o ciu!
    É claro que eu limpei aquilo, mas deve ter ficado algum odor que só elas notavam, e muito depois disso, fui dar com mais xixi lá! Elas se lhe cheiras a xixi pensam que é a casa de banho delas, e pimba! Não é nada agrdável! lolol

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. O meu flash nunca fez xixi fora do wc, mas ele foi castrado bem cedo, aos 6 meses mais coisa menos coisa. A vet disse logo que os gatos castrados t^^em tendência a ser bem mais limpinhos. Já castraste o teu? Se não, estás a pensar fazê-lo?

    ResponderEliminar
  13. Claramente vou mandar o meu filho para o caixote do lixo quando ele me fizer xixi na cama, está se mesmo a ver, assim como fiz aos gatos, até os consigo ouvir a miar ali do caixote com fome.
    Por favor.. Primeiro, não tenho de justificar todos os motivos pelos quais me desfiz dos gatos, no entanto, um deles foi esse, apesar de não ser o mais forte deles todos.

    Segundo, quem devia ter vergonha é quem julga seja quem for por meia dúzia de linhas, quem não sabe "da missa a metade" devia era manter-se no seu canto. Se sentiram necessidade de me abordar, não me conhecendo de lado nenhum, digam-me: foi para mostrar a suposta superioridade ou este é um daqueles domingos em que não há nada para fazer? Mantenham-se à margem dos assuntos que desconhecem, pois como podem ver, é fácil cair no rídiculo.

    Terceiro, os meus gatos são muito bem tratados no local onde estão hoje, estão juntos de outros gatos, sei como eles estão com bastante frequência e posso visitá-los as vezes que quiser.

    Quarto, para as mentes iluminadas que por aí pairam, é característica dos machos (cães e gatos) marcarem território. As fêmeas marcam? Claro que sim, mas parece que o meu comentário foi bastante claro "E quase de certeza que é o gatinho..." qual é a parte do português que não compreendem? Acho que está bastante claro o comentário.
    Também já foi dito que podem ser os dois a fazer isso, e é provável. Conheço pessoas com 3 gatos, duas gatas e um gato, em que as duas gatas também marcavam território.

    Outra coisa, não há forma de educar os gatos, como qualquer amante de gatos deve saber, eles são animais muito independentes, e "conhecendo" a Lua (pelo que a Mónica fala, claro) se for ela a fazer isso então, só mesmo operando, no entanto, não sabendo qual deles é, operar os dois é, como já foi dito, a solução ideal, no entanto, dispendiosa.
    Mas Mónica, procura saber junto do teu veterinário municipal o valor das cirurgias, porque se registares os gatinhos em teu nome, como não tens rendimentos, e estás a estudar, pagas menos. O valor para o meu cão foi de 11€ salvo erro.

    ResponderEliminar
  14. Também aposto nele, ahah! O meu quando veio cá para casa, assim a partir dos 6-7 meses começou a marcar território pela casa.. E nem tinha cá outro gato para o fazer, devia ser mesmo só de instinto. Se o teu não estiver esterilizado, isso pode resolver o problema.
    Vê lá é se ele não se habitua a fazer num sítio específico. O meu, mesmo passados tantos anos, continua sempre a fazer xixi sempre que vê um saco de água quente.. Muito chato! :/

    ResponderEliminar
  15. Olá Mónica!

    Bom eu sei bem como é esse stress de xixi de gato por tudo o que é lado! É terrível, eu tinha um gato (que faleceu)que inicialmente fazia xixi em todo o lado era terrível. Até que pesquisei e descobri uma pequena salvação lol, já ta digo!

    Em relação ao que já foi mencionado acima, discordo quando dizem que é impossível educar um gato. Desde criança que eu tenho gatos e sempre foi possível educá-los, dá trabalho mas é possível. Até porque uma coisa é "ser independente" outra é "ter educação" creio eu, mas eu percebo o que quiseram dizer... Neste momento tenho cinco gatas, sendo que três delas dormem numa loja com caminhas, a outra dorme na rua porque pede para sair e quer mesmo dormir no ninho no barracão do vizinho (lol) e seja feita a sua vontade se não bufa e arranha! A quinta é bebé e dorme comigo, esta bebé inicialmente fazia xixi em todo o lado até em cima da minha cama, e eu consegui ensinar-lhe a não o fazer. Aliás ela faz à noite na rua, vem para casa e dorme. De manhã às sete acorda-me e pede para ir à rua tratar dos seus "negócios" portanto é possível sim educar e ensinar um gato :).

    Mónica tanto o macho como a fêmea marcam o território, dá para perceber se é marcação ou urina normal pela quantidade e cor da mesma. Se for pouca e muito escura é marcação, se for abundante e clara ou normal é a urina comum. Os conselhos que te dou são:

    - tenta castrar pelo menos o macho para minimizar o problema, mas depois terás de pensar em fazê-lo à Lua.

    - sempre que encontrares um local com esses xixis limpa bem e depois passa um pano com lixívia ou álcool etílico mas de forma abundante. Tanto um como o outro vão diminuir a presença do odor do xixi.

    - como eles têm a memória do cheiro, coloca nos locais já urinados bolas de naftalina, os gatos odeiam o cheiro mais do que nós.Mas atenção, vai vendo a validade delas, ao fim de um tempo o cheiro desaparece. E o meu gato quando percebeu que aquilo já não tinha cheirinho andava a brincar com elas... LOL

    - Sempre que encontrares o xixi, e se perceberes que é xixi normal pega nos gatos e fá-los cheirar o que fizeram, faz um rolo de jornal e dá levemente no rabo (sem força para não magoar, é meramente simbólico)no local do "crime" e depois leva-os para o wc deles. O rolo do jornal usei muito com a minha cadelita que tem sete meses, mas experimentei com a gata bebé de que te falei acima (ela tem seis meses) e também funcionou.

    E pronto espero ter ajudado. Eu adoro animais, eu não lhes bato obviamente, mas tento educá-los lol, eles são os meus filhotes de 4 patinhas :D

    Beijinhos para ti, Lua e Sirius :D

    ResponderEliminar
  16. Claramente é o macho que anda a fazer esse tipo de coisas! As fêmeas também marcam território mas só na época do cio e caso não haja macho por perto, e depois se ela tenta tapar é porque não e mesmo dela. A melhor solução é castrar. Como outra menina referiu, fala com o veterinário municipal para que a cirurgia fique mais barata, porque num veterinário "normal" ronda os 60€. E havendo esta solução, não porque desfazer do gatinho, porque como sabes falamos de ser vivo e não de algo descartável. É o processo de crescimento dele! Mas se deres conta que ela também anda a querer marcar território, vai à farmácia e compra-lhe a pílula das gatinhas. Seria melhor esterilizá-la, mas o preço aí ascende aos 150€ e nos dias que correm é uma conta um tanto "dolorosa"...

    ResponderEliminar
  17. Olaa Mónica, olha a mim também já me aconteceu uma coisa parecida, as minhas gatinhas também a fazer xixi fora do caixote, e um dia fizeram numa tomada o que podia ter sido mesmo perigoso mas felizmente não aconteceu nada de grave.
    O meu tio deu-me a dica de pôr pimenta no sitio onde elas faziam e no teu caso como o teu gatinho fez xixi fora so sitio fica a dica, acho que eles não gostam muito do cheiro e por isso não voltam a ir lá fazer asneiras.
    Espero que seja uma dica útil, gosto muito do teu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

♥ Obrigada pela visita e pela tua opinião! ♥