4 de janeiro de 2012

A criatividade

  Ando a ler uns textos a inglês para uma frequência que terei brevemente. A disciplina chama-se "Psicologia da Arte e da Expressividade". Estou neste momento a acabar de ler um artigo que nos fala sobre a criatividade, o que faz com que ela surja, o que faz com que ela seja escassa e por aí fora...

   O autor do artigo afirma que a avaliação que fazemos acerca dos trabalhos dos outros (e a que os outros fazem dos nossos) prejudica a criatividade deles. Ou seja, uma pessoa que está a pensar em fazer algo inédito pensa duas vezes antes de o fazer porque já está à espera da crítica dos outros e é essa crítica que dirá se é de qualidade ou não, se é bom ou mau. Mas, se uma pessoa souber que não vai ser avaliada ou julgada, se souber que ninguém a vai olhar de lado ou criticá-la por isso, então ela nem pensa duas vezes e dá aso à sua criatividade. Sente-se livre, liberta-se.
  O autor diz, também, que o facto de não julgarmos ou avaliarmos os outros nada tem a ver com o facto de não podermos reagir ou de não podermos ter opinião. Mas há formas e formas de se expressar essa mesma opinião.
O texto de que falo: C. R. Rogers, "Toward a theory of creativity"

E então, tu já fizeste com que alguém não mostrasse a sua criatividade? E tu, já sentiste isso? O que sentiste?

  Lembrei-me de vos falar sobre isto, porque achei este artigo muito interessante e também porque falta muita criatividade neste mundo. Alguns têm falta dela (como eu, não sou muito criativa Eheh xD) e outros porque são "forçados" a "esconderem-na".

P.s. - Desculpem lá se vos cansei com este post, mas quem o leu até ao fim que diga qualquer coisa. Às vezes também podemos pensar melhor num assunto mais sério, não acham? =) Pronto, prometo não fazer mais posts destes! =P


12 comentários:

  1. Não acho que já tenha feito isso a alguém, mas concordo plenamente com isto. Ou seja, muitas vezes sinto-me um pouco mais constrangida por saber que posso receber críticas por algo 'demasiado' inédito, e por vezes sinto isso nas outras pessoas... aquela coisa de não querer mostrar alguma coisa que se fez precisamente com receio que seja mal aceite, mal interpretado, criticado... Tento ao maximo contrariar isto, principalmente no meu curso (e em muitos mais) acho importante pôr isto de lado. Mas por vezes acho que é quase incosciente... Muito interessante isto!

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o autor, aliás, já me aconteceu num trabalho de grupo para a faculdade.. Tínhamos uma ideia e não a pusemos em prática com medo de represálias..

    ResponderEliminar
  3. Acho que isso é uma constante do nosso dia a dia, uma vez que estamos sempre preocupados com o que os outros vão pensar e dizer. Muitos de nós, eu incluinda eheh, temos mesdo de arriscar e de dar asas à nossa criatividade por causa dos outros. Tenho tentado colocar isso de parte e a verdade é que não dou tanta importancia ao que os outros pensam, mas ainda tem um peso importante na minha vida. Acho que é uma coisa que nunca se perde e só com o passar do tempo e com o ganho de maturidade e de experiencia é que vai sendo atenuada.
    Eu gosto deste tipo de post mais sérios ;)também fazem bem.
    beijinhoo*

    ResponderEliminar
  4. Gostei do tema Mónica :)
    Vou tentar ler o artigo pois do resumo que fizeste pareceu-me bastante interessante e sem dúvida alguma com bastante lógica. Temos receio sem dúvida de por vezes sermos inventivos, criativos devido ao facto de podermos ser julgados constantemente. Mas é preciso contrariar essa tendência e neste momento cada vez mais precisamos de ser inovadores :)
    Continua a postar artigos destes. É sempre bom esta partilha de saberes :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não me cansaste com o post! Adoro essas coisas! =) e concordo plenamente, quando sabemos que alguém vai julgar algo que faremos, ficamos sempre a criatividade limitada!

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito deste tema, também estou em Psicologia por isso identifico-me com estes assuntos :)
    Estou a fazer a minha tese de mestrado, que também se relaciona um pouco com a criatividade - experiências precoces de vergonha podem ter repercussões na vida actual do sujeito, nomeadamente na sua expressão criativa ;)
    Beijinho, boas frequências*

    ResponderEliminar
  7. Goatei imenso do teu tópico e mostras que não é só de beleza fisica que se fala aqui mas também de beleza intelectual, na minha opinião acho que o "sistema" nos suga a criatividade, somos moldados para sermos bem vistos aos olhos dos outros e sermos como os outros o que faz com que a criatividade nem sempre seja vista com bons olhos. Já agora estás em que ano da faculdade? Achei muito interessante essa disciplina :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Eu sou uma das que leu até ao fim e até já tinha saudades que escrevesses mais sobre este tipo de coisas, como no blog do sapo ;)

    Em relação ao post em si, concordo plenamente. Mesmo que digamos que a opinião dos outros não nos interessa acabamos sempre por pensar um pouco no assunto, nem que seja por medo de magoar as pessoas que mais gostamos e que fazem parte da minha vida. E não é preciso ir muito mais longe.. Aqui nos blogs por exemplo, há coisas que ninguém vai escrever não obrigatoriamente por causa dos comentários de gente estranha mas principalmente pelas pessoas que poderiam fazer parte dos nossos desabafos. Em termos de criatividade, ainda pior... Todos nós sabemos como receber uma crítica negativa pode ser mau, principalmente se não for construtiva, em praça pública e por alguém supostamente entendido no assunto. Right?

    Beijinhoo *

    ResponderEliminar
  9. Olá :)
    Sinto que quase todos nós já privamos alguém de mostrar a sua criatividade com um mínimo comentário que para nós não teve importância mas que para a pessoa em causa pode ter tido grande impacto, bem isso já aconteceu comigo, muitas pessoas que nem sequer reparam que o fazem.
    Sabes quando temos algo muito grande em mente, algo que parece genial e quando expomos a nossa ideia acham-na ridícula e sem nexo, mas dias depois vêm ter contigo e dizem que talvez a ideia seja boa e faça sentido? A mim acontece-me imensas vezes, por essa mesma razão deixei de expor a minha criatividade, talvez por vergonha ou medo de receber criticas não muito positivas. Agora guardo as minhas ideias em papeis e tento produzi-las eu mesmo sem ajudas e vou expondo-as aos poucos e poucos e vou vendo as criticas e elogios que recebo. Não sei se faço bem ou não mas foi a maneira que encontrei...
    Achei o post interessante, a sério :)
    Bjinhos*

    http://umpedacodeceu.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Olá Monica, faz mais posts destes!!! concerteza! gostei muito, e este tema para mim q tenho um filho aplica-se de uma forma muito prática, pq tento n cortar a criatividade dele mas ás vezes dizemos coisas de uma maneira q realmente pode de certa forma cortar ou condicionar a criatividade dos outros o q é muito triste pq realmente percisamos urgentemente de mais criatividade no mundo! Bj Su

    ResponderEliminar
  11. olaaa.
    sei bem o que falas xD
    acho que eu nunca fiz ninguém deixar de fazer algo por algum comentário meu e se fiz não foi propositado.. eu já senti isso algumas vezes, seja por alguma ideia que tenha e la vem alguém a quem eu conto que me faz uma cara que me deixa logo a pensar, ou por roupa, as vezes gosto de algo mas por me dizerem ah não gosto muito ou isso não te vai ficar bem já penso duas vezes, isso até e´ bom :D

    mas acho que toda a gente passa por isso, uns mais que outros é certo, e nuns casos pode ser grave claro, pois uma pessoa sente-se ou envergonhada ou assim(nao consigo explicar xD) e pode ate ter muito talento..


    e eu gosto destes posts, e se voltares a escrever assim eu terei gosto em ler...



    bjinhO

    ResponderEliminar
  12. O que muitas vezes também acontece é a pessoa ter expectativas muito altas e depois de concluir o trabalho não fica satisfeito com o seu desempenho. Que normalmente é que me que acontece a mim ^^'


    Essa cadeira deve ser o máximo. Para quem se interessa por arte poder ter uma outra perspectiva e conseguir analisar certos pormenores com um ponto de vista digamos mais refinado de ve ser bem engraçado. :P Eu um dia ainda vou fazer é um mini curso de interpretação de desenhos infantis.

    Pessoalmente não me importava de de vez em quando ir vendo por aqui posts um bocadinho mais técnicos, vá não me devo estar a explicar bem. Posts como este, em que consegues agarrar na tua psicologia (que já vi qe gostas tanto) e transpor para o blog.


    Tu com Carl Rogers e eu com Anna Freud e restantes pós-freudianos. A vida é injusta xP

    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar

♥ Obrigada pela visita e pela tua opinião! ♥