16 de outubro de 2013

Life&Cats | Lua de volta a casa

Amores,

A Lua já está em casa! O médico disse que correu tudo bem e que ela tem reagido bem. Claro que veio para casa atordoada, porque eles tiveram de a sedar para conseguirem tirar-lhe o cateter e pô-la na casinha de passeio. Aproveitaram e deram-lhe logo os medicamentos de hoje. A partir de amanhã já sou eu que os tenho de dar, via oral claro, e vai ser um ver se te avias. Normalmente eu consigo dar-lhe comprimidos, consegui arranjar uma técnica boa que costuma ser infalível. Vamos lá ver se continua a funcionar ou não, porque já não lhe dou comprimidos há cerca de ano e meio. Veio com um "funil/colar" para que não lamba a cicatriz da cirurgia.


Coloquei mantas pelo chão todo, porque ela ainda não consegue andar bem mas teima em tentar. Então dá um passo e, pumba, cai de seguida. Agora até já está melhor, sendo que já ca está desde cerca das 17h40. Penso que mais 1h30 e já está a andar bem. Na terça-feira lá voltamos, para ver se está a cicatrizar bem e se está tudo bem. Vai ser mais um terror para a pôr na malinha rosa... Ah e uma coisa engraçada, assim que a Lua saiu dessa malinha, o Sirius entrou nela e lá dormiu até há bocado, sem medo do cheiro a veterinário. xD

Agradeço-vos imenso pelos vossos desejos de melhora! E espero que continuem a mandar boas energias à Lua! ^.^ Espero que o resto dos peludinhos por aí esteja bem! :D

9 comentários:

  1. 8 dias sem ir ao veterinário depois de uma cirurgia de barriga aberta?? No hospital onde trabalho os meninos que fazem cirurgia têm que vir cá mostrar a cada 2 dias para ver se está tudo bem pois mesmo com o colar eles às vezes conseguem mexer na sutura.
    Ela não come nenhuma ração especial para os problemas urinários? Se calhar devia, uma vez que tem estes problemas recorrentemente. Uma boa ração previne quase sempre estes problemas. Experimenta também dar-lhe latinhas para problemas urinários, as latinhas são humidas e dão ao gato mais água, uma vez que eles são piscos a beber.

    Experimenta dar o comprimido num bocadinho de salsicha, funciona quase sempre :p

    ResponderEliminar
  2. Olá Vanessa, como estás? :)
    O médico queria que eu a levasse lá na sexta-feira, mas aqui a questão é que ela para lá ir tem de ser sedada, caso contrário eles não lhe conseguem mexer e no hospital nem eu consigo. Já é um terror para a pôr na casinha, quanto mais para lhe mexer lá no veterinário. E como ela já foi sedada muitas vezes nestes 3 dias, optámos por deixar passar mais uns dias. Claro, sempre com a opção de que caso a cicatriz comece a ficar feia, a deitar líquido ou assim, nós ligamos e vamos lá.
    Sim, ela come a Urinary da Royal Canin e agora vai passar também a comer a para gatinhas esterilizadas. E ela desde há uns 3 anos para cá que pouco come latinhas, aquelas húmidas, porque na altura em que ela teve cristais pela primeira vez e teve de ficar internada o médico disse que uma das causas podia ser ela comer muitas latinhas húmidas, porque isso faz com que eles não bebam tanta água. Passou a comer só ração seca e agora se lhe damos uma latinha ela demora até querer comer. Além disso ela bebe muita água. Já o Sirius nem por isso, mas também come menos que ela.
    Em relação à salsicha, isso com ela não ia lá. Com o Sirius sim, mas com ela não. Com ela era mais no meio de um bolinho, isso sim! Ahah xD Mas eu consigo dar-lhe o comprimido só, sem precisar de juntar a nada. Às vezes com aquela "seringa" própria e outras mesmo sem ser preciso isso. :)
    Beijinhosss e obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem ela é mesmo arisca, mas como disse alguém mais abaixo o Feliway é mesmo um bom produto para estas situações :) É um spray de hormonas que os deixa mais tranquilos.
      A situação das latinhas não é bem assim como te explicaram, se o gato não bebe água por si só, as latinhas/saquetas Urinary (as da royal são óptimas) e altamente recomendadas para os gatinhos nestas situações. Claro que não lhe podes dar latinhas do supermercado mas se as latinhas forem adequadas aos problemas urinários, ajudam mesmo!!

      As seringas para dar comprimidos são uma boa opção mas um bocado traumática e a tua menina parece já ter traumas que lhe cheguem. A maioria dos medicamentos hoje em dia já tem formatos palatáveis para eles comerem se calhar pode ser uma boa opção!

      Beijinhos e as melhoras para a tua menina :)

      Eliminar
  3. Olá Mónica!
    Esperamos que a Lua se recupere rápido :) Não há nada melhor que vê-los todos contentes pela casa.
    Beijinhos e fiquem bem.
    beijinhos das manas Demak Twins

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que correu tudo bem e já está em casa, beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Olá! Estive a ler sobre o teu drama em levares a Lua ao veterinário e como trabalho na área, recomendo-te um produto chamado Feliway, que podes tanto usar em casa (com um difusor), como em spray quando a levas ao vet. No site deles explicam o que é (para eu não te deixar aqui um testamento) http://www.feliway.pt/Tudo-sobre-Feliway/O-que-e-Feliway. Posso dizer que o meu feedback com os donos de gatinhos como a tua menina, é muito bom, pois já testemunhei grandes mudanças no comportamento e bem-estar de certos animais mais agitados. Ah é verdade, um dos factores para o desenvolvimento de cristais pode ser o stress, e este produto deixa-os mais relaxados, logo vai ajudar também a "prevenir" que isso volte a acontecer. Aconselho-te mesmo a informares-te sobre o Feliway é uma pequena maravilha vais ver que vais gostar ;)

    ResponderEliminar
  6. Oh, ela é tão linda! Espero que melhore rápido!
    As minhas é um grande filme para dar comprimidos, e também para colocar desparasitante já conhecem o cheiro, e fogem logo! Então spray é para esquecer, principalmente a Floca tem um trauma com spray's, por isso imagina o filme que é quando necessito colocar desparasitante! lol

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. As melhoras para a Lua ^^
    itskindaofmessy.blogspot.pt

    ResponderEliminar

♥ Obrigada pela visita e pela tua opinião! ♥