16 de outubro de 2013

Life&Cats | Lua no hospital

Olá amores,

Como todos vocês que me seguem sabem, eu tenho dois gatinhos, a Lua e o Sirius. A Lua tem quase 7 anos e o Sirius tem quase 2. A Lua é má, não gosta que lhe toquem a não ser eu, não gosta muito do Sirius, é muito stressada e passasse completamente quando tem de ir ao veterinário. O Sirius foi ao veterinário quando tinha cerca de 3 ou 4 meses e correu tudo bem, mas desde aí ainda não foi, por isso não sei como será.


A Lua já teve de ir duas vezes ao hospital veterinário devido a cristais na bexiga, que faziam com que ela não conseguisse urinar. Isso fazia com que ela comece e bebesse menos água, assim como ficava mais introvertida. Na primeira vez que isso aconteceu ela teve de lá ficar 3 dias internada. Já da segunda vez foi só fazer análises e veio para casa.
Mas com a Lua é um problema levá-la ao veterinário! Primeiro, porque é um problema conseguir que ela entre na casinha de passeio... Ia ficando sem uma mão desta vez. E, segundo, porque ela sempre que vai ao veterinário fica ainda mais stressada e têm de a sedar, pois caso contrário ela não deixa mesmo que lhe mexam.


Desta vez ela teve de ir ao hospital porque andava a sangrar e nós não lhe conseguíamos encontrar ferida nenhuma, o que indicava que tinha de ser algo interno. Na segunda-feira ela começou a sangrar mesmo muito e lá fomos nós com ela para o hospital veterinário. Passada uma hora recebemos o diagnóstico "A sua fera tem uma infecção no útero e a única hipótese é retirar-lho". Ficámos logo alarmados. Ouvir dizer que a única cura da minha Lua é retirar-lhe o útero não me caiu bem. Mas a médica disse que o pós-operatório não é complicado e os pontos que dão são internos, com uma linha que o próprio organismo consegue "desfazer", por isso não é preciso ela ir tirar pontos. Um dos problemas seria o facto da extração do útero levar a um aumento de peso, mas penso que não seja problema, pois a Lua é magrinha mesmo. A médica disse, também, que a extração do útero pode ajudar ou prejudicar a sua predisposição para criar cristais na bexiga, dependendo dos cristais.
Foi necessário ela lá ficar internada, como é lógico. A cirurgia foi realizada ontem e correu tudo bem. Ela já comeu e já fez xixi e cócó. Ontem não a fui ver por indicação da médica, para não a pôr mais nervosa. Já me ligaram do hospital a marcar a alta e vou lá à tarde buscá-la.


Esta fotografia foi tirada na segunda-feira, quando a lá deixámos. Acredito que por esta altura ela já tenha uma placa vermelha a dizer "Animal perigoso", como da primeira vez que lá ficou internada. xD Apesar de ainda estar sedada, deu lá um grito quando me aproximei que nem imaginam! Toda chateada! E ontem à noite quando falei com o médico também ouvi um grito dela. Sempre que falam comigo dizem-me "A sua fera está boa sim. Continua com aquele feitio dela, o que é bom sinal!". Eu, confesso, tenho pena dos animais que lá estão com ela, porque dá com cada grito... Faço ideia os familiares dos outros pequeninos...

Já estou cheia de saudades dela! E estou um pouco curiosa para saber como é que ela virá... Será que vem toda chateada comigo por tê-la levado lá? Ou vem cheia de saudades do mimo da mãe? Da outra vez que ela lá ficou internada eu pensava que ela viria má, mas na verdade veio super mimalhona, sempre atrás de mim. Parecia que tinha percebido que a tinha lá deixado para o bem dela. Espero que hoje aconteça o mesmo.  

Alguém já teve a sua gatinha nesta situação? Correu bem o pós-operatório? Contem-me, sff! =)

10 comentários:

  1. Antes demais as melhoras para ela!
    Vai correr tudo bem.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Oh que linda! Vai estar cheia de saudades dos teus miminhos, com certeza! ^^
    Desejo que ela recupere rápido! :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. O meu gatinho também já foi hospitalizado de urgencia, pensava-mos que era cristais, mas felizmente não era algo a obstruir a uretra que não cristais, ele sofreu tanto tadinho. :( esteve lá uma noite e um dia, foi como se fosse uma semana, a gente apega-se tanto a eles que depois dá nisto :( Ao contrário da Lua o meu Zéca é muito amoroso, carinhoso só quer miminho, de estranhos ou familiares ;) Mas tenho que dizer que ainda hoje tenho muito medo dos cristais. Beijinho*enorme e uma optima recuperação para a Lua :)

    ResponderEliminar
  4. ohh coitadinha, espero mesmo que ela fique logo boa e que venha toda querida :)
    beijinhooo

    ResponderEliminar
  5. Olá Mónica! Olha fico triste que a Lua esteja doentinha, mas ainda bem que correu tudo bem. Olha a minha Lua é muito parecida quando vai ao Vet. e olha, para lhe dar o remédio das bichas é sempre o fim do mundo...somos 4 a segura-la, enrolo-a num cobertor para ela não nos arranhar mas ela tem uma força que ninguém imagina...enfim... Luas! :) Ficamos à espera de noticias. Beijinhos e as melhoras :)

    ResponderEliminar
  6. As melhoras para a tua fera :) Que ela venha bem é o que é preciso!

    ResponderEliminar
  7. Os animais são mesmo de mais! Eu também tenho uma FERA a Floca, só gosta das pessoas de casa, e mesmo assim a minha irmã como passa pouco tempo cá ela está sempre preparada para lhe dar patadas! A pessoa favorita dela sou eu, e talvez por isso com o meu namorado também dá-lhe patadas quando eu não estou a ver, os meus pais dizem que deve ser ciumes! lol
    Quanto a idas ao veterinário, até correu bem, talvez de estar meia atordoada de andar de carro e assustada, não se agita muito! Já a Pretusca que é a paz de alma da casa, faz um berreiro quando vai ao Vet! lol

    Espero que corra bem com a tua menina! Beijinho e melhoras pa ela!
    *

    ResponderEliminar
  8. Olá Monica, a minha gata Catarina teve o mesmo problema, tanto dos cristais, quanto da infecção no útero, fez a cirurgia há dois anos, tinha 9 anos na época, e também ocorreu tudo bem, depois de alguns meses, ela engordou um pouquinho, muito pouco mesmo, mas desde então ela ficou super preguiçosa. Já quanto aos cristais, a veterinária pediu para que continuássemos alimentando-a com uma ração especial que ela já comia desde os 5 aninhos, quando apresentou o problema de cristais na bexiga...Hoje ela tem 11 anos e está muito bem, espero que a Lua se recupere bem :) beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Mónica, olha venho contar-te o meu caso para não ficares preocupada. Eles são fortes e recuperam melhor do que nós achamos.
    Ora eu tenho duas meninas, uma com cerca de ano e meio e outra com uma idade muito próxima com a da Lua.
    Ora a nossa Meias (assim se chama) à cerca de um ano também tinha algum sangramento, muito pouco, mas tinha a minha irmã resolveu leva-la ao veterinário e o diagnostico foi um ferida interna no útero, veio medicada e aquilo passou (foi atendida pelo substituto do nosso vterinario q estava de féria. E para mim ele não a analisou devidamente como faz o outro, foi consulta despacha). Este ano lá para Junho a minha irmã detectou-lhe caroços nas maminhas. Levou-a ao veterinário e o veredicto é que teria que as retirar, assim em Setembro lá foi ela fazer cirurgia, retirou duas maminhas, diz o médico que os tumores eram da pior espécie e em locais mt complicado e ela teve muita sorte por ter sido descoberto a tempo. Também fez remoção do útero. Foi e veio no mesmo dia e assim que chegou a casa já andava aos trambolhões mas percorreu a casa á procura da dona (a minha irmã) e esperou ansiosa que ela viesse do trabalho. Menos de 24h depois da operação já estava na maior a tentar arrancar o pijama de ligaduras que o medico lhe pôs a proteger os pontos. Hoje, cerca de um mÊs depois anda feliz e contente, na macacada com a pequena, como se nada fosse, e nota-se um pequeno aumento de peso, quando pegamos nela está mais pesadinha.

    Vais ver que a Lua vai recuperar e voltar a ser a mesma.

    beijinhos

    ps: a nossa é um amor, a assistente médica adora-a. É mt calma e sossegada.

    ResponderEliminar
  10. Olá mónica, antes de mais fico contente que a tua menina tenha recuperado bem.
    Infelizmente a minha Lau que tem 7 anos, há coisa de 4 anos teve de ser internada no veterinário para ser operada mas porque a minha mãe sem querer deixou cair uma prateleira em cima dela e abriu-lhe a cauda. Fui a correr com ela para o veterinário mas não deixava que ninguém lhe pusesse a mão por isso tiveram logo que a anestesiar e levaram-ma. Passadas 4 horas fui buscá-la e o veterinário avisou-me para ter muito cuidado que ela estava super agressiva... mal me viu a aproximar da jaula começou a bufar e aos gritos... ninguem se atreveu a pôr-lhe as mãos. Enrolei as minhas mãos numa toalha e atirei para cima dela e agarrei-a contra mim. Passados 5 minutos já estava a ronronar e a lamber-me :).
    A minha gata é exatamente como a Lua, só aceita os meus mimos... para todas as outras pessoas é uma ferinhaaa.
    Beijinhos**

    ResponderEliminar

♥ Obrigada pela visita e pela tua opinião! ♥